The New Abnormal

The New Abnormal

Ouça o novo disco:

Francis Trouble, o quarto disco de Albert Hammond Jr

Desde a segunda quinzena de janeiro surgiram informações sobre o quarto disco da carreira solo de Albert Hammond Jr. Mais ao final do mês pudemos saber os detalhes: Francis Trouble será lançado oficialmente em 09 de março pela Red Bull Records:

1. DVSL
2. Far away truths
3. Muted beatings
4. Set to attack
5. Tea for two
6. Stop and go
7. Screamer
8. Rocky’s late night
9. Strangers
10. Harder, harder, harder

Ele esteve no programa de Conan O’Brien com nova banda, apresentando a música em primeira mão, dia 01 de fevereiro:

A música foi também divulgada para streaming e pré-venda, assim como o disco em versão física – em vinil e cd – e digital. O canal da Red Bull Records no Youtube divulgou o vídeo oficial da música, com letra e um pequeno texto de divulgação do disco. A seguir, a tradução do comunicado completo de divulgação do disco, publicado na página da Red Bull Records:

“Albert Hammond Jr tem o prazer de anunciar seu quarto disco de estúdio, Francis Trouble, que estará disponível globalmente em 09 de março. A partir de hoje, os fãs podem comprar o disco e receber o download da faixa “Muted Beatings”. Caso você tenha perdido, assista Albert Hammond Jr tocando “Muted Beatings” no Conan […]

“Francis Trouble, explora um tópico profundamente pessoal – a prematura morte de seu irmão gêmeo, Francis, e os efeitos que aquele acontecimento tiveram em sua vida e música. Em novembro de 1979, a mãe de Albert, Claudia, sofreu um aborto. Embora tenham corrido para o hospital, Claudia e Albert Hammond foram informados que o bebê era muito prematuro pra viver. Albert continuou a crescer indetectado até quase seis meses da gestação.”

Embora ele soubesse a existência de Francis, não foi antes dos 36 anos que ele soube por uma tia que parte de Francis tinha ficado pra trás no útero e nasceu com ele – uma unha. Com sua música se movendo por um caminho diferente do anterior, Albert se perguntou se essa nova direção veio de outro caminho de si mesmo, talvez emanando pelo que quer que ele e Francis tenham compartilhado nos poucos meses juntos.

Seguindo o exemplo de Bowie, Albert diz: “O que a música diz pode ser sério, mas como um meio não deveria ser questionado, analisado, ou levado muito seriamente”, o cantor diz sobre o novo disco no comunicado de lançamento. “Acho que deveria ser ornamentada, transformada em personagem, uma paródia de si mesma. A música é a máscara que a mensagem usa e eu, o artista, sou a mensagem”

Trabalhando com esta mentalidade, Albert criou Francis Trouble, uma homenagem à morte de seu irmão gêmeo e a seu próprio nascimento, bem como às complexidades de identidade que surgem por essa mistura. O número 36 se tornou especialmente relevante, já que ele soube mais da história de Francis nesta idade, e porque ele nasceu no nono dia do quarto mês do ano. Significantemente, o disco tem exatos 36 minutos.” [ Fim da nota de divulgação]

 

Francis Trouble na mídia:
Próximos showss:
Ele sairá em turnê em breve passando por cidades europeias, canadenses e norteamericanas. Alguns de seus shows nos EUA terão a companhia da banda Hinds. Ele também irá abrir alguns dos shows de Franz Ferdinand. Há dezenas de datas agendadas e pode vir mais por aí, considerando sua tradição em turnês extensas.